redes sociais | algoritmo
redessociais algoritmo003

redes sociais | algoritmo

Vamos falar de Redes Sociais e de Algoritmo, aquele assunto que parece mais um bicho de sete cabeças do que algo que podemos usar a nosso favor.

redessociais algoritmo002

Parece algo tão complicado de entender que nos tira do sério quando tentamos tanta coisa diferente nas redes para ver se o contornamos. Apesar de ter claramente computadores e inteligência artificial por trás, o algoritmo baseia-se maioritariamente no que nós, utilizadores, fazemos nas nossas redes.

O que vês, onde clicas, o que comentas, partilhas e gostas terá impacto no teu algoritmo. No fundo, os teus hábitos, ou estratégias, fazem com que tudo altere, e como tudo, está em constante mudança!

Parece uma canseira, e dá trabalho, e nem sempre é certo que o que fazemos, em modo estratégico tenha de facto impacto sobre o número de seguidores, interacções que tenhamos…

Deixo aqui 3 dicas para dares a volta a isto do algoritmo sem dares em louca:

APOSTA NOS STORIES

Não só é um truque para ter o teu instagram, ou até facebook, sempre a mexer, como por ser algo que dura apenas 24h, tem a vantagem de podermos lá meter o que queremos. Mesmo que sem saber se funciona ou não, porque desaparece rapidamente. Sabemos que todos querem saber mais sobre quem está por trás dos perfis e marcas que seguimos, o que comem, o que dizem aos filhos no meio de uma birra, o que cantam enquanto conduzem, o que for… se for natural, sentimo-nos mais próximos dessas pessoas e deixam de ser apenas brands e influencers, passam a ser “normais” como nós. Para além de encher os stories, há caixa de perguntas, há sondagens, questionários, lembretes que podes usar para accionar a interacção dos teus seguidores. Usa-os!

CRIA DIÁLOGO

Interagir com quem te segue e gosta de saber de ti, é um hábito normal da vida, e aqui não é menos. É importante que quem comenta, envia mensagem, questiona e só diz “olá” receba a mesma atenção de volta. Responder a todos os comentários e mensagens em ser só com emojis é crucial para manter uma conversa. Cria um diálogo com alguém que quer mesmo saber mais sobre nós ou sobre o nosso trabalho. Para começar, o texto que associas às tuas fotografias no feed, será um excelente sítio para iniciar uma conversa.

Faz uma pergunta, coloca um desafio, usa a imaginação, mas faz com que o que escreve crie reacção!

INTERAGE COM QUEM SEGUES

Seguir só por seguir existe, a menos que seja por pura inspiração, o melhor é se gostas comenta e interage também. Se segues alguém que te inspira, é provável que ao interagires com essa conta, começarás também a ter acesso ao que essa conta segue e por aí adiante, vais descobrir contas e conteúdo novo. Interagir com perfis maiores tem vantagens sobre o teu alcance.

No fundo, está tudo alinhado e podes com simples acções alterar o teu próprio algoritmo, ou pelo menos que não te esteja sempre a trair, para isso é preciso trabalho, dedicação e tempo, mas para tudo há solução, ou sessões de brainstorming

redessociais algoritmo002

Espero ter ajudado, mas podemos sempre sentarmo-nos e conversar mais sobre isto e tantos assuntos do mundo das Redes Sociais e as suas nuances.

Já sabias disto? já tens os teus próprios truques? Como usas os teus conhecimentos para tornar o algoritmo no teu mais querido BFF?