o dia 4 de Julho é o dia da independência dos EUA, mas para mim é o seu dia… fez 94 anos! sempre acreditei que aqui chegasse, apenas nunca imaginei que fosse assim, longe e tão quieta… tanto aconteceu desde o meu dia treze dos meus trinta-e-cinco anos que nem acredito que sábado festejámos consigo o seu dia… rodeada de filhos, mana, netos e bisnetos foi um dia bom. vi-a levantar o braço e agarrar nas fotografias que lhe demos, nos desenhos dos seus bisnetos, e juro que me retribuiu o beijinho que lhe dei. juro que o fez… porque eu conheço-a e sei que no fundo, mesmo em silêncio quer voltar para nós… que lhe custa estar longe da sua casa e das suas novelas, iogurtes de morango e da sua mesa onde nos escreve com a mesma letrinha perfeita os cartões de parabéns.
agarre-se a esta imagem, aquela em que celebrou e eternizou para todo o sempre o magnífico feito de ser a primeira mulher piloto em moçambique! esta história é nossa, sua e tão nossa!
se há uns meses pedi-lhe para largar tudo e descansar, agora prefiro que lute, porque quero que veja e sinta o caos que é a nossa família, e que com isso saiba que tudo começou consigo… parabéns avó!