architecture | hiroshima hut

a nossa maneira de viver e ocupar uma casa é a que conhecemos, portuguesa, europeia, bastante comum entre os países europeus e até americanos… mas quando analisamos uma habitação japonesa, de repente apercebemo-nos que o resto do mundo usa e ocupa uma habitação de maneiras completamente diferentes. este é um exemplo. 
ao longo da minha profissão, fui-me sempre deparando com alguns exemplos fenomenais de como se pode existir num espaço abdicando de pormenor, de extras e tralha, ruído visual e material. não é de todo o meu modo de viver a minha casa, mas acredito que este exemplo sirva perfeitamente para analisarmos e pensarmos na qualidade de vida, ou não, de alguns povos. 
esta habitação é composta por uma cobertura fina apoiada em paredes exteriores de acrílico permitindo que a natureza entre pela estrutura a dentro, mantendo a temperatura da casa perfeita pela sua capacidade isolante. no interior os espaços são divididos por folhas curvas de metal expandido permitindo que se pendurem objectos e até que as pessoas se possam encostar nas mesmas.
é composto por múltiplos níveis, não superiores a 1000mm de diferença de altura eliminando totalmente os corrimões. os serviços e instalações sanitárias estão escondidas nestes níveis inferiores para que o piso térreo fique limpo e completamente transparente, e assegurando a máxima privacidade. sem dúvida um espaço mais acolhedor do que possa parecer, o oposto do nosso uso “normal” da habitação mas que permite envolver o ambiente na vivência privada de uma família.
claramente sei que ninguém mantêm uma casa, com filhos e amigos, neste estado puro e livre de objectos, mas prefiro analisar os nossos extras comparado com este vazio.
“…the concept of this project is to suspend a thin cover on a natural hill, equip it with furniture and in this way create a place where people and animals can meet under its shade.
the facade is made os transparent acrylic sheets on all four sides of the building, allowing the residents to get closer to nature while keeping the house warm due to this material’s high thermal insulation capacity. inside, the spaces are softly divided by expanded metal curved sheets allowing people to hang something or lean on it. 
the space is composed by multiple levels with a maximum difference in height of 1000mm that allows installing no handrails. utilities and storage space are hidden under these levels, resulting in a very clean ground floor. the facilities’ floor level is partially underground to assure more privacy allowing the residents to see the sky only…” (part of original text)