gosto disto | mercado das trocas




Este Mercado da Trocas é um iniciativa da escola Bartolomeu Gusmão EB72 em Lisboa e de uma Associação de Pais cheia de vontade de criar um modo novo de partilha. Quantas vezes não deitamos fora coisas em casa que não sabemos a quem dar? Não sabemos quem precisa ou pode ter a quem passar?

Cá em casa faço muito esse processo de destralhar e passar o que já não serve, já não se usa e já não se brinca a outros. Tento deixar em instituições, mas também em igrejas e a quem puder passar a mais alguém. Destralhar também é terapêutico. Deitar fora faz-me confusão ao sistema nervoso e por isso tento por tudo que não vá nada para o lixo, até porque acredito pouco nos contentores espalhados pela cidade... acredito mais no entregar a quem precisa directamente.

O Mercado das Trocas faz isso mesmo. Trocam-se coisas. No entanto, ninguém é obrigada a deixar nada nem a levar o que quer que seja. Não queremos que seja um despejo de tralha, não é bem isso, mas queremos promover a partilha. Deixamos o que temos e levamos o que precisamos.

Das últimas 3 edições deixei muita cosia que quase nem assentou na mesa, vê-se que há quem procure as coisas mais simples e sabe que o que deixo também é bem tratado, e já trouxe sacos de brinquedos e roupa. Até já "devolvi" o que usei entre a 1ª e a 2ª edição, porque a roupa tem várias vidas e pode sempre ser usada desde que não estragada.

Se quiserem saber mais visitem o blog slower e descubram coisas muito interessantes sobre este tema e como se organizarem para participarem.

Não percam esta oportunidade, o espaço é agradável, para os miúdos correrem e explorarem, vai haver lanchinho e muita coisa para trocarem.

No Comments Yet, Leave Yours!