diy.fvm | calendário de advento

Demorou mas foi! Estive tanto tempo sem saber como refazer o nosso calendário de advento deste ano, o dos últimos dois anos não funcionava como eu queria, não criava um elemento significativo na nossa sala, e eu queria algo maior, mais querido e mais meu. Este junta tudo isso.
Este ano fizemos claramente alterações aos nomes que lá estão, há novos que vieram para nos preencher ainda mais e fazer com que agora sim tenhamos um calendário perfeito!

Todos os anos fazemos um calendário com nomes de pessoas que nos completam, que adoramos, que queremos por perto e que nos fazem, nada mais nada menos, bem! Que nos fazem sorrir e saber que estarão sempre lá para o que der e vier. São aqueles por quem daríamos tudo e fazemos questão de, apesar de ao longo do ano nunca nos esquecermos, uma vez por ano, parar e dizer "gosto muito de ti".

É maravilhoso ouvir a reacção de quem nos atende o telefone, apesar que já se ter tornado um hábito nosso, todos ficam deliciados ao ouvir os miúdos aos gritos e agora com mais um choro/guincho/gargalhada por trás!!! Como mãe, como educadora de três mini pessoas, não podia ficar mais orgulhosa de os ver a quererem o calendário logo em março e a saberem de cor qual deles é que vira o papel para saber a quem ligamos, apesar da vergonha do momento, sabem que fazem sorrir alguém muito especial! Quando calha alguém da casa é vê-los aproveitar o momento para saltar, abraçar, fazer cócegas ao mano, pai, mãe e este ano vamos ver como se portam quando chegar o dia do mini V.

Tenho tanto orgulho deste nosso momento, como tenho de os ter educado a respeitar quem nos circunda e saber parar e dizer o quanto são importantes. I did something right...


Agora ao tal diy|fvm do calendário de advento. A ideia partiu de casinhas, ou seja, termos as casas onde as "nossas pessoas" vivem. As chaminés significam apenas a comunicação, antes comunicava-se sinais de fumo, nós usamos o telefone!! Usar tricotin, ou rolinhos de lã, tornamos tudo mais fofo, mais acolhedor como o inverno exige. O resto é só porque sim, os corações em determinados dias, apesar de ninguém sem ser eu, saber onde calham as pessoas cá de casa, eu sei e bem onde os coloco,  há uma dia sempre meu, o 13 claro, e eles divido-os pelo calendário de maneira a dar tempo para cada esperar pelo outro. O mini v este ano tem casinha própria e o 18 é o número dele, como faz onze meses meti-o aí, há outra pessoa que tem dia especial porque faz anos nesse dia e fica sempre nesse dia, o resto é tirado de um saquinho ao calhas pelos miúdos e eu faço o calendário com base nisso fazendo as alterações que tiver que fazer... 

Materiais: máquina tricotin . washi tape . lã . papel dourado . caneta preta de acetato . tesoura . alicate . molde em cartolina das casinhas . arame
Perguntem que indico onde arranjar tudo!

Tricotin: lã em rolinho que é automaticamente feito pela máquina, têm apenas que coser (eu não sei se o que fiz foi coser ou aldrabar) o final e o início depois de "enfiar" o arame para poderem moldar o rolinho na forma que quiserem. Usem moldes para ser mais simples, ou "go with the flow" e dá para fazer tudo. Quem sabe um dia faço um vídeo... na net há mas quase todos em francês! O alicate serve para rematar o arame, eu usei um grosso, para ficarem penduradas na parede não quero que se deformem ao longo do mês. Cartolina para as chaminés que são fechadas com washi tape de maneira a puderem virar para dentro para ficarem com o nome de quem é o dia para cima. 
Colocar as casinhas em formato árvore, façam um plano primeiro para saberem onde calha cada número de modo a puderem distribuir bem a copa da árvore. Os corações em papel dourado são apenas para indicar quem tem um lugar ainda mais querido no nosso coração, incluindo os nomes no dia 24 que, e um dia os miúdos vão reparar melhor nestes pormenores, tem e terá sempre o nome do Menino Jesus e de quem já partiu e não queremos esquecer... em símbolo de estarem todos juntos.
Nada é por acaso aqui...

Que tal, gostam? Se precisarem de ajuda ainda vão a tempo, ou fica aqui a ideia para o ano que vem! 
Seguem imagens do resultado final! Super orgulhosa!! Vale tudo a pena!








No Comments Yet, Leave Yours!